domingo, 13 de dezembro de 2009

JOSÉ CARLOS BORGES "PIQUIRA"


RELIGIOSIDADE, TRADIÇÃO E FOLCLORE EM BARRETOS
Dentre as manifestações mais representativas do ciclo natalino, encontram-se as Folias de Reis, também conhecida por Cias. de Reis.
Essa tradição de origem portuguesa, trazida durante a colonização pela igreja católica é uma representação teatral que comemora o nascimento de Jesus Cristo.
Em Barretos são vários os grupos que se dedicam a esse ritual religioso.
No dia 05/Dez, o Museu Histórico, Artístico e Folclórico "Ruy Menezes" inaugurou uma exposição em homenagem in memoriam ao Sr. José Carlos Borges, popular "Piquira", "palhaço" por mais de quarenta anos, responsável pela difusão e transmissão desse importante patrimônio imaterial na cidade de Barretos.
As Cias de Reis da fazenda do Brejinho, da comunidade do Ibitu, dos Irmãos Borges e Estrela Sagrada participaram das homenagens com belíssimas e harmoniosas apresentações.
O prefeito Dr. Emanoel Mariano Carvalho participou das homenagens declarando todo o seu respeito e carinho pelo "Piquira" e por essa tradição.
O artista plástico Luciano Junqueira pintou "ao vivo" as apresentações, eternizando momentos importantes das homenagens, são dele as fotografias que compõem a exposição e é através delas que está refletida a religiosidade dos barretenses.
José Carlos Borges, eternizado como "Piquira", figura popular e carismática, recebeu do município de Barretos, de seus amigos e familiares uma singela homenagem póstuma, em sinal de respeito e carinho pela sua relevante contribuição à perpetuação de uma tradição religiosa e folclórica de grande alcance em nossa cultura.
"Piquira" em 1965, fez promessa em sair como palhaço por sete anos, entretanto, nunca abandonou o ofício. Em 1979, chegou a declarar que não sairia mais como palhaço, fazendo a doação daquela que seria sua última farda ao Museu, porém, a dedicação e a causa religiosa permaneceram em suas veias por toda a sua vida. Só deixou de ser folião em 2009, ano em que faleceu.
Recentemente a "carta" deixada pelo "Piquira" no Museu, em 1979, foi encontrada. A leitura dessa carta realizada pelo Dr. Caiel - Diretor de Cultura, durante as homenagens emocionou os familiares e amigos. A carta, comunicava a doação da farda e declarava o fim de sua carreira como "palhaço".
Os palhaços são os personagens mais curiosos das Folias de Reis, sempre mascarados e vestidos com roupas coloridas, seguram em suas mãos a espada ou o facão de madeira, com os quais defendem a bandeira.
"Piquira" fez muito mais do que isso, dedicou sua vida à preservação de um importante patrimônio imaterial, defendendo nossa cultura, nossa tradição, nossa religiosidade e nossa identidade!
Sueli Fernandes
Museu Histórico, Artístico e Folclórico "Ruy Menezes"
Texto enviado a revista Culturando.

Nenhum comentário: