sexta-feira, 7 de maio de 2010

Lembranças...

Hoje ao rever algumas fotos do Museu me deparei com algumas redações de alunos que nos visitaram no ano de 2007.
Fiquei tão emocionada, pois, foi como tudo começou...
Na ocasião da visita, estávamos com a exposição “Arquitetura em Tela” (acervo cedido pelo colecionador Prof. Nazim Chubaci) que retratava a arquitetura da cidade de Barretos.
A Profª. Ana Maria Guilherme trouxe sua turminha da E.M “Prof. Orival Leite de Matos”. Foi maravilhosa a visita!
As crianças se comportaram de forma irreprimível, atentos, curiosos... nos transmitia à impressão de serem freqüentadores assíduos de Museus.
Diante disso, ao término da visita, “parabenizei-os” pelo comportamento exemplar. Surpreendentemente, na tarde do dia seguinte, fui presenteada com um lindo arranjo de flores assinado pela maravilhosa profª, que no cartão agradecia a atenção que eu havia dado aos seus alunos, pois, aquele simples gesto de reconhecimento fez com que eles se sentissem especiais, no pacote continha dezenas de cartas de alunos me agradecendo pela atenção... nunca mais esqueci dessa lição.
A partir desse momento, e diante da constatação que era possível tornar as visitas em uma experiência agradável, elaborei um projeto educativo cultural que foi encaminhado e aprovado pela Secretaria de Estado da Educação. E, assim, passamos a ser parceiros no projeto “Cultura é Currículo – Outros Lugares de Aprender: A escola sai da escola”.
Portanto, esses jovens foram os grandes impulsionadores para a realização dessa parceria. 
HOJE, AGRADEÇO  A TURMA DE 2007, DA 4ª. SÉRIE DA E.M. PROF. ORIVAL LEITE DE MATOS E SUA ENCANTADORA PROFª. ANA MARIA GUILHERME.
Agradeço a essas adoráveis crianças que um dia me agradeceram pelo carinho com o qual eu as acolhi no Museu (que é minha obrigação!) e me fizeram acreditar e lutar pela concretização de um projeto de conscientização quanto à importância do Museu.
Atualmente recebemos 80 jovens diariamente no Museu.

Sueli de Cássia Tosta Fernandes

Um trecho de uma das redações:
"Eu gostei de tudo no Museu, mas o que eu mais gostei foi, que nós fomos parabenizados pela Diretora  do Museu bem na saída e isso é o que teve mais importância para mim. Como é bom conhecer a arquitetura. Como é bom ser valorizado."

Nenhum comentário: