Vestígios do tempo



Quem constrói a história?

NÓS. Todos nós, homens, mulheres, independentemente de idade, classe social, raça, credo, e grau de instrução, todos construímos histórias de vida. Juntos, fazemos a história da nossa comunidade e do nosso país.

Quem estuda o passado?

O Historiador. O profissional especializado no estudo do passado se chama HISTORIADOR. Ele investiga os acontecimentos do passado, por meio de vestígios, que são pistas históricas deixadas pelas pessoas. 

Quais são as pistas da história?

As pistas são chamadas de fontes históricas e estas podem ser: fontes orais, fontes escritas, fontes materiais e fontes iconográficas. As fontes orais são lendas, cantigas, depoimentos, entrevistas etc. As fontes escritas são cartas, cartões-postais, diários, agendas, documentos, jornais, revistas etc. As fontes materiais são objetos, móveis, construções, monumentos etc. As fontes iconográficas são pinturas, fotografias, desenhos, mapas, filmes etc.

Onde encontramos estas fontes?

No Museu. Os museus são lugares especiais onde textos, imagens e objetos históricos são guardados para ser estudado por historiadores e outros interessados.

No Museu "Ruy Menezes" você encontrará um pouco de cada uma das fontes descritas, se você quiser brincar de historiador e investigar algum acontecimento do passado da nossa cidade, será bem-vindo!

O nosso setor de pesquisa atende as 2ªs. Feiras e as 6ª.s Feiras das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas. 

Saiba que até numa visita ao Museu você poderá descobrir como as pessoas viviam no passado, os seus hábitos e costumes. Os objetos, as máquinas e até mesmo o prédio são vestígios do passado, o prédio do nosso museu é centenário e foi construído para sediar o Paço Municipal, você sabia? Isto foi em 1906, na administração do Dr. Antônio Olympio Rodrigues Vieira. A inauguração aconteceu em 15/Nov/1907. Como sabemos? Nós temos no acervo um convite para a inauguração. E são documentos como esses que nos ajudam a contar histórias. 

Você pode nos ajudar a contar outras histórias doando fotografias e documentos antigos!

Nenhum comentário: