domingo, 23 de agosto de 2009

Devemos comemorar e refletir...

Parabéns Barretos pelos 155 anos!
É comum em datas comemorativas procedermos a uma reflexão sobre os acontecimentos afeitos a nós. No aniversário da nossa querida cidade não poderia ser diferente, a nossa viagem no tempo começa com a fundação da cidade que se deu no dia 25 de agosto de 1854.
Porém, vale ressaltar que a origem da cidade remonta ao ano de 1830, quando chegaram, nesta região, a família de Francisco José Barreto, e depois de algum tempo Simão Antônio Marques e sua família.
Deste modo a data que comemoramos não se refere ao período em que foi registrado habitantes na região e sim à data de um documento, uma escritura de doação de 82 alqueires de terras ao Divino Espírito Santo. Os Barreto e os Marques delimitaram uma área comum às duas fazendas, 62 alqueires foram doados pela família Barreto da fazenda Fortaleza (o marco Histórico na Rua 4, era a sede da fazenda) e a família Marques doou 20 alqueires da fazenda Monte Alegre. Assim o povoado começou; primeiro ergueu-se a capela no local onde hoje é a Catedral, depois vieram às casas ao seu redor.
Entretanto, muito se fala de Chico Barreto, em agradecimento a grandeza de seu gesto, enquanto a figura de Simão Antônio Marques é quase esquecida. Compreende-se que a cidade tenha sido nomeada BARRETOS em homenagem a família de Chico Barreto que doou a maior parte das terras, mas a família MARQUES também contribuiu e merece destaque em nossas comemorações.
Não podemos nos esquecer da frase impressa em nosso brasão “Frates summus omnes” – “Somos todos irmãos”, portanto, devemos agir como irmãos reconhecendo o valor de todos aqueles que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade.
SE QUISERMOS UMA CIDADE JUSTA, DEVEMOS SER JUSTOS!

Sueli Fernandes

Nenhum comentário: