domingo, 24 de junho de 2012

TELEFONISTA: a profissão do séc. XX



Foi no início do século XX, que as mulheres ingressaram de modo definitivo no mercado de trabalho. Inicialmente em espaços fechados, pois, acreditava-se que em espaços fechados as mulheres estavam protegidas de todos os perigos e influências negativas provocadas pela vida moderna. Os primeiros espaços foram às salas de aula, posto que, as mulheres já tinham habilidades para cuidar de crianças, pois cuidavam de seus filhos, sobrinhos e, às vezes, irmãos... Depois de algum tempo ganharam espaço nas fábricas, especialmente de tecelagem e fiação. Do trabalho para a casa, as mulheres foram conquistando o espaço público. A ampliação do universo de trabalho destinado ao público feminino aconteceu com a criação da profissão de telefonista. O universo foi dominado pelas mulheres, alguns diziam que era porque elas eram: "faladeiras". Convém, entretanto, considerar que apesar de  conversarem com estranhos, elas continuavam protegidas e distantes dos seus interlocutores. Para o exercício da profissão elas recebiam instruções sobre como manipular os equipamentos, ética, tom de voz e seleção de palavras que deveriam ser utilizadas na conversação. Algumas revistas da época chegaram a escrever que o monopólio feminino na profissão dava-se em virtude de sua característica tagarela.
Outras questões relevantes sobre o sucesso desses serviços se deu em virtude da rapidez com que as informações chegavam ... isto é, horas depois! Pois na época quando um usuário pedia uma ligação a uma telefonista, às vezes, gastava-se mais de 4 horas para que a ligação fosse completada. Mas, se considerarmos que antes as informações chegavam apenas por carta e/ou telegrama o que demandava dias... aguardar algumas horas era um privilégio ... esta realidade tornava 4 ou 8 horas, em  algo extremamente rápido! Sem contar o aspecto caloroso da nova comunicação, pois era possível ouvir a voz da pessoa que estava distante!!! Imaginem a sensação de ouvir a voz de uma pessoa numa época em que as comunicações eram realizadas apenas por cartas... Pelo exposto, entendemos que o telefone transformou as comunicações, deixo-as mais humanas... apesar do aparelho!
A partir do sistema automático, implantado em 1928, na cidade de São Paulo, as telefonistas passaram a ser dispensáveis, afinal, os serviços delas não eram mais imprescindíveis, mesmo assim elas continuaram trabalhando por um bom tempo, pois, as pessoas demoraram a se habituar a fazer ligações sozinhas. Em Barretos, o serviço automático começou em 1973 e a primeira pessoa a realizar uma ligação sem o auxílio de uma telefonista foi o prefeito da época: Ary Ribeiro de Mendonça.

Para mais informações sobre a profissão sugiro que visitem o link da telefônica:

http://www.fundacaotelefonica.org.br/Museu/Files/trabalho01.pdf 

Nenhum comentário: