quinta-feira, 21 de julho de 2011

Integramos o circuito oficial de museus do Brasil

Em recente publicação do Ministério da Cultura, o Guia dos Museus Brasileiros, que mapeou 3.000 museus, o Museu Histórico, Artístico e Folclórico "Ruy Menezes" se faz conhecer ao grande público através da pág. 280.


Ao Brasil, seus museus

"Mais do que casas da memória, museus são casas da vida de um país. Espaços que assumem cada vez mais sua função junto à população, enquanto casas de conhecimento, vivência e transformação. O brasileiro precisa de museus que sejam verdadeiramente seus, capazes de relacionar uma nação consigo própria, cada pessoa com ela mesma, nosso passado e nosso futuro. O Ministério da Cultura tem trabalhado para isso, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para que esses espaços sejam, de fato, do Brasil, apropriados por todos os brasileiros.
Não faz muito tempo, museus eram vistos como instituições aristocráticas, distantes do povo, reservados aos "iniciados". Aos poucos, isso começa a mudar, os museus se fortalecem como espaços mais próximos da população, que não precisam apenas existir para serem públicos, precisam também interagir; não só abrir portas, mas também abrir caminhos.
Uma série de fatores explica essa mudança, como a diminuição das desigualdades sociais e o início do processo de democratização da cultura, que marcam a vida recente do nosso país. Além disso, essas instituições também se multiplicaram, se modernizaram e ampliaram o seu repertório.
O Guia dos Museu Brasileiros que agora tornamos disponível é o primeiro fruto deste trabalho. Ele traz à tona a diversidade museal brasileira e aponta para um crescimento expressivo do setor.
As páginas a seguir trazem informações sobre ano de criação, situação atual, endereço, tipologia de acervo, acessibilidade, infraestrutura para o recebimento de turistas estrangeiros, horário de funcionamento e natureza administrativa de todos os museus já mapeados pelo Ibram em território nacional.
Mais de três mil museus hoje prontos para serem seus".
Esta é a mensagem da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, no prefácio do Guia dos Museus Brasileiros.


Nenhum comentário: