segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Somos todos irmãos

FRATRES SUMUS OMNES

No dia 25 de agosto de 2010, comemoraremos o 156º. Aniversário de Barretos. Comemoração provocada pela doação de terras por parte das famílias Barreto e Marques ao Divino Espírito Santo, para a construção de uma capela.
O aniversário da cidade tem como base a data do documento de doação das terras, pois já existiam moradores na região desde 1830.
Mas foi a partir da capela, que na época foi erguida no local onde hoje é o Sindicato Rural Vale do Rio Grande, que o povoado começou a se desenvolver.
A família Barreto tinha como sede da fazenda a região onde hoje é o Marco Zero (Marco Histórico da cidade, na Rua 8 esq. Av. 13).
Ambas as famílias eram muito religiosas, o que justifica a doação dos 82 alqueires de terras ao Divino Espírito Santo. A família Barreto doou 62 alqueires e a família Marques 20 alqueires.
A cidade nasceu da confluência das terras dos Barreto (Fazenda Fortaleza) e dos Marques (Fazenda Monte Alegre), porém, como a família Barreto doou número maior de terras, a cidade foi nomeada Barretos em sua homenagem.
Até 1906 o nome da cidade era Espírito Santo dos Barreto, foi através da Lei 1.021 de 16 de novembro de 1906 que a cidade passou a se chamar apenas: BARRETOS.
Outra homenagem dedicada à família é o nome da principal Praça da cidade, Pça. Francisco Barreto.
Infelizmente os Marques raramente são lembrados, apesar da importante contribuição, o Simão Antônio Marques (Librina) dá nome apenas ao Paço Municipal.
Meus irmãos! Sinceramente espero que um dia a família Marques seja reconhecida!

Nenhum comentário: